Minha lista de blogs

sábado, 3 de novembro de 2012

Boa noite caro leitor....

Hoje irei falar um pouco dsobre a historia das especiarias. Geralmente quando pensamos em especiarias associamos logo a comida certo? Pois bem, hoje elas sao usadas ate em cosmeticos para determinados tratamentos .

Leiam:

Definição

As especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram, e ainda são, utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas.

As especiaria na História

Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) eram muito valorizadas na Europa, pois não podiam ser cultivadas neste continente em função do clima. O surgimento e crescimento da burguesia também aumentou a demanda por produtos considerados de luxo na época, como, por exemplo, as especiarias.

No século XV, os comerciantes de Gênova e Veneza, cidades italianas, tinham o monopólio destas especiarias. Compravam no Oriente, principalmente na Índia e China, e vendiam com alta porcentagem de lucro no mercado europeu. Estas especiarias eram levadas para Europa através da rota do Mar Mediterrâneo, dominada pelos comerciantes italianos.

No século XVI, os portugueses descobriram uma rota alternativa para chegar ao oriente, através da navegação pela costa africana. Passaram a comprar as especiarias diretamente na fonte e tiraram o monopólio dos italianos. As caravelas portuguesas chegavam à Europa carregadas de especiarias, que eram vendidas com alta taxa de lucro. Portugal se tornou uma potência econômica da época.


Fonte:

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/especiarias.htm

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Boa noite......

Vou falar um pouco sobre um dos meus programas favoritos, nao sei se muita gente aqui no Brasil ja ouviu falar em Man vs Food Nation. O programa em que sua maioria fala sobre porcoes enormes de comida tipo essa ai ao lado---->>>
O programa e apresentado por Adam Richman que por sinal parece que nasceu para isso, o cara e engracado e faz uma brincadeira do homem vs a comida, onde o proprio Adam tem que comer a porcao super bem servida em um determinado tempo, se ele ganha a disputa o estabelecimento coloca seu nome no hall of fame e se ele perde fica triste e no final da entrevista aos clientes do dia. Resumindo e uma bobeira total mais eu gosto de assistir, alem do mais o programa se passa em diferentes estados norte americanos e podemos ate observar que o tipo de comida varia muito de estado para estado ou ate da influencia de alguns imigrantes.

Fica a dica para quem quiser assistir, no you tube tem varios programas gravados e completos e so procurar e assistir lembrando que em sua maioria em ingles.


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Bom dia......

Hoje logo que abri o meu blog me deparei com uma receita muito legal do blog http://mixornia.blogspot.com.br feito pela Chris e que preciso compartilhar e fazer na minha casa. Adoro Panetone adoro canecas e adoro presentear no natal e acho que essa receita de "Panetone na caneca e uma boa pedida ".

Panetone de Caneca




Ingredientes:

Fermentação:
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco
- 1 xícara (chá) de água morna
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo

Massa:

- 1 kg de farinha de trigo
- 15 colheres (sopa) de açúcar
- 4 ovos

- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 500ml de leite

- 300g de passas (não usei)
- 1 xícara (chá) de gotas de chocolate ao leite (fiz com 2 x)
- 1 colher (sopa) de essência de panetone
- raspas de limão

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, misture a colher de açúcar com o fermento e a farinha. Junte a água morna e misture bem.

Cubra e deixe fermentar (eu coloco dentro do microondas desligado, não cubro e espero dobrar o volume).

Enquanto fermenta, prepare as canecas untando-as com manteiga e farinha de trigo. Reserve.

Junte a mistura fermentada com os ovos, o açúcar, a manteiga, a essência de panetone, as raspas de limão e a farinha de trigo aos poucos sempre misturando bem, fica uma massa grudenta, volte a tigela ao microondas e deixe lá até crescer bem, +ou- 1 hora.

Acrescente à massa crescida as gotas de chocolate e se for usar as passas também.

Misture bem e com o auxílio de uma colher de sopa bem cheia, coloque porções da massa nas canecas reservadas, dê leves sacudidas nas canecas boleando a massa, observe que não ultrapasse a metade da capacidade da caneca, lembre-se que a massa ainda vai crescer bem.

Coloque as canecas em assadeiras uma afastada da outra, para ficar melhor na hora de ir para o forno. Espere crescer novamente, eu coloco dentro do forno desligado para crescer melhor, no microondas também.

Leve ao forno pré aquecido em 200º, se preferir faça um corte em cruz no topo de cada panetone e coloque um pedacinho de manteiga, eu só coloquei a manteiga.

Quando dourar estará pronto um delicioso panetone ou seria um chocotone de caneca.
A receita rende 22 canecas!!!

Bom Apetite!!!

Retirado do blog:
http://mixornia.blogspot.com.br/2012/10/panetone-de-caneca-vi-essa-receita-e.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+Mixornia+(Mixornia)


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dia 31 de outubro aqui no Brasil comemoramos o dia do halloween, e hoje colocarei aqui no blog algumas receitas faceis e bem legais para enfeitar a festa.
Mais antes da receita seria legal entender a historia por tras dessa data.

História do Dia das Bruxas

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

INGREDIENTES


biscoito de chocolate ralado
bolachas doces sem recheio
pitangas
bombons
merengue
hortelã
salsicha
amêndoa
catchup
molho de tomate
suco de uva
lichia
massa pronta de pizza
queijo muçarela
azeitonas


MODO DE PREPARO


Bolo Cemitério




Faça um bolo de chocolate de sua preferência e cubra com biscoito de chocolate ralado. Para fazer as lápides, espete no bolo algumas bolachas doces sem recheio que tenham formato retangular com as bordas arredondadas. Decore com pitangas claras, bombons de caveira, merengue para fazer a borda do cemitério e "plante" algumas folhas de hortelã para fazer a grama.



Dedos Cortados




Com uma faca afiada, tire uma lasca da ponta de cada salsicha (4) para imitar as unhas das mãos. Depois faça cortes superficiais nas salsichas para imitar o desenho dos dedos. Afervente as salsichas por 2 minutos em água, escorra e seque-as. Coloque uma lâmina de amêndoa na marca da unha. Corte a ponta da parte oposta às unhas de cada salsicha. Arrume as salsichas, uma ao lado da outra, imitando uma mão com 4 dedos sobre um pão de cachorro quente aberto. Na parte oposta às unhas dos dedos de salsicha, coloque molho de tomate misturado com catchup imitando sangue.


Olhos




Faça um suco vermelho de groselha ou uva e coloque em copos altos. Pegue lichia em conserva e no meio de cada uma coloque uma fruta blueberry ou uvas-passa preta. Coloque várias lichias em cada copo.



Pizza Múmia



Para a pizza múmia, faça com massa pronta de pizza no tamanho pequeno (individual). Passe molho de tomate misturado com catchup (para imitar sangue) e leve a massa para assar de acordo com o tempo recomendado pelo fabricante. Retire do forno e coloque um pouco mais de molho. Escolha uma borda da pizza e vá colocando tiras de queijo muçarela, trançando uma tira sobre a outra, imitando as faixas do corpo da múmia. Faça isso até um pouco mais que a metade da pizza. No local onde não tem as faixas, coloque 2 rodelas de azeitonas sem caroço para imitar os olhos da múmia. Volte 1 minuto para derreter o queijo e sirva em seguida.


Cérebro



Corte uma melancia pequena ao meio e descasque-a deixando a parte branca. Cada metade da melancia corte superficialmente no sentido da altura, de ponta a ponta. Retire a parte branca apenas do corte até atingir a parte vermelha da fruta. Com uma faca pequena e afiada, vá fazendo desenhos redondos na melancia, imitando um cérebro, retirando a parte branca dos cortes até atingir a parte vermelha da fruta.



Espero que gostem da ideia, e por falar nisso a criancada vai adorar ajudar a fazer esses pratos.



Fonte: http://anamariabraga.globo.com

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A importancia de um Avental na cozinha.

O uniforme pode ser considerado tão importante
quanto a própria comida em um restaurante. Imagine
como seria chegar a um restaurante e não saber quem é o garçom.
Dando uma olhada pela internet, achei uns modelos muito interessantes que com certeza vai deixar aquele churrasqueiro da familia com muito mais estilo....srrsrsrrs!!!








Da ate pena de usar e sujar tudo, mais com certeza avi ser muito melhor do que deixar a roupa toda cheia de  molho alho etc.

Fica ai mais uma dica.!!! 
Para quem gosta de uma boa entrada e quer experimentar um sabor totalmente descaracterizado. Vale a pena fazer essa entrada. O alho por incrivel que pareca fica com um sabor doce e o aroma nem se fala. Combina muito bem com carne assada.
Uma otima dica para voce deixar alguem de boca aberta.


Vamos a receita:

Receita de alho assado


Ingredientes para receita de alho assado

cabeças de alho
azeite de oliva extra virgem
sal
orégano
tomilho fresco

Preparo

Corte a parte superior das cabeças de alho, como na foto. Disponha numa assadeira e salpique sal, orégano e regue com azeite, para penetrar nos dentes de alho. Espalhe ramos de tomilho para aromatizar, mas se você não quiser, não precisa. Leve ao forno de 30 a 40 minutos.

Boa tarde.............!!!!
Hoje pela manha vendo O programa da Ana Maria Braga me interessei por essa receita de empanado de frango, que parece aqueles famosos Nuggets. So que essa receita e muito mais nutritiva e absurdamente mais gostosa.
Seria muito legal tambem a mamae ai em casa colocar a criancada para aprender a fazer o lanche delas, assim fica muito mais divertido e gostoso.

Essa foi a minha dica de hoje aproveitem!!

Empanados de Frango



INGREDIENTES


250 g de peito de frango triturado (1 xícara de chá)
250 g de queijo minas ralado (1 ¼ xícara de chá)
60 g de queijo parmesão ralado (¾ xícara de chá)
¼ xícara (chá) de cenoura ralada (40 g)
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
1 sachê de caldo de frango
2 colheres (sopa) de gelatina em pó sem sabor
Pimenta-do-reino moída a gosto
2 tiras de queijo muçarela com 13 cm de comprimento e 1 cm de espessura (30 g)

Para empanar:
Farinha de trigo
2 ovos ligeiramente batidos
Farinha de rosca




MODO DE PREPARO


Em uma tigela, coloque o peito de frango triturado, queijo minas ralado, queijo parmesão ralado, cenoura ralada, cheiro-verde picado, caldo de frango, gelatina em pó sem sabor, pimenta-do-reino moída a gosto e misture até formar uma massa homogênea.

Coloque a massa sobre um pedaço de papel filme e abra em um formato de retângulo. Coloque as 2 tiras de queijo muçarela e enrole a massa, com ajuda do papel filme, apertando bem para formar um rolo bem firme e não entrar ar. Embrulhe este rolo novamente com papel alumínio, coloque em uma panela com água fervente e cozinhe por 20 minutos. Retire do fogo e leve para a geladeira por aprox. 30 minutos.

Retire o papel alumínio e o papel filme e corte discos com 1,5 cm de espessura. Passe cada disco na farinha de trigo, nos ovos batidos e na farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar. Retire do fogo e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida.



Retirado do site:
http://anamariabraga.globo.com/home/receitas/receitas-dodia.php