Minha lista de blogs

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Pepinos contaminados

Alerta vindo da Europa
O pepino tá dando o que falar na Alemanha, a bactéria "E. coli" já fez 10 mortos segundo o jornal Publico.
Já se falam em mil pessoas contaminadas na Europa e ha especulação de que a bactéria tenha se disseminada a partir da Espanha.
A República Tcheca e Áustria estão banindo pepino e outros vegetais importados de circularem pelo mercado.

E. coli assume a forma de um bacilo e pertence à família das Enterobacteriaceae. São aeróbias e anaerobias facultativas. O seu habitat natural é o lúmen intestinal dos seres humanos e de outros animais de sangue quente. Possui múltiplos flagelos dispostos em volta da célula[1]
E. coli é um dos poucos seres vivos capaz de produzir todos os componentes de que é feita, a partir de compostos básicos e fontes de energia suficientes. Ela élactase positiva, uma enzima fermentadora de açucares que é grandemente responsável pelaflatulência de cada pessoa, especialmente após o consumo de leite e seus derivados.
Possuem fímbrias ou adesinas que permitem a sua fixação, impedindo o arrastamento pela urina oudiarreia. Muitas produzem exotoxinas. São susceptiveis aos ambientes secos, aos quais não resistem. Possuem lipopolissacarídeo (LPS), como todas as bactérias Gram-negativas. Esta molécula externa ativa o sistema imunitário de forma desproporcionada e a vasodilatação excessiva provocada pelas citocinas produzidas pode levar ao choque séptico e morte em casos de septicémia.
Na E. coli, o genoma tem quase 5 milhões de pares de bases e vários milhares de genes codificando mais de 4000 proteínas (o genoma humano tem 3 bilhões de pares de bases e cerca de 27 mil proteínas).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dicas para uma boa alimentação

Bom irei colocar hoje uma combinação de especiaria com peixe que além de ser muito saboroso faz emagrecer e ainda faz bem a saúde.


Pimenta vermelha: Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.

Alimentos com Ômega 3: A nutricionista funcional Luciana Harfenist explica que o omêga 3 é encontrado em peixes - como salmão e atum - e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo. 
Na minha opinião ainda daria para colocar um pouco de azeite de oliva e vinagre balsâmico na salada. 
Deu até fome...