Minha lista de blogs

sábado, 23 de abril de 2011

Por que orgânico?

Por Redação UrbanPost
orgânico
Na hora de comprar, a escolha por produtos orgânicos garante além da saúde, o respeito ao meio ambiente. A empresa Chokolah foi pioneira ao lançar um ovo de páscoa orgânico livre de agrotóxicos, sem DNA transgênico e gordura trans. Os cuidados vão desde o cultivo do cacau, à sombra da floresta para manter preservada a Mata Atlântica, ao manejo adequado do solo evitando o uso de agrotóxicos, como pesticidas e fertilizantes, até sua finalização, com embalagens recicláveis.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cozinhar em União

Cozinhar em grupo não é apenas uma demonstração de dotes culinários, mais sim a capacidade de união de uma família.
Em algumas aldeias indígenas famílias plantam os alimentos outras calhem, lavam e preparam, qualquer outro membro da comunidade tem acesso a esse alimento, mesmo que não tenha participado de algum processo.
Os índios sabem que o mais importante é que o grupo fique unido e não dependam só do seu próprio esforço, mais sim da coletividade. E assim todos possam fazer suas refeições respeitando ao próximo e a natureza.
Por que nossa sociedade não pensa assim???
O que falta???

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vinho do dia

Apesar de o Brasileiro ainda não está consumindo muito vinho nós aqui do Brasil temos ótimos produtores, um exemplo deles é a Vinícola Dom Robertto que fica no Rio Grande do Sul. Essa vinícola é muito especial por dois motivos, um deles é a medalha de prata conseguida no concurso mundial de Bruxelas onde o vinho premiado foi o vinho Dom Robertto Cabernet Sauvignon 2005 e o segundo motivo especial é que eu sou representante dessa vinícola aqui no Rio de Janeiro.
Bom, essa semana aqui no rio de janeiro é praticamente feriado de quinta à domingo e também temos o dia de comer aquele peixe simbolizando a semana santa.A minha sugestão para esse dia nada mais nada a menos é o vinho Dom Robertto Chardonnay para acompanhar um bom peixe com molhos delicados e agraciar o dia junto a sua família.
O vinho feito com essa cepa é pleno, frutado e com aromas que lembram abacaxi e pêssego. É, também, um vinho bem equilibrado em seu frescor e sua acidez. 
Ótimo para o consumo em dias de calor. 
A temperatura ideal de consumo fica entre 5º e 7ºC. 
Contém 13,3% de álcool natural da fruta.   

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Um olhar por Niterói

Mercado de São Pedro
Ludmilla Soeiro, no Mercado São Pedro: peixe do boxe do Beto

Desde 1971 no atual endereço Rua Visconde do Rio Branco, 55 em Niterói, o mercado de são pedro é uma referência em frutos do mar.
Vale a pena dar uma conferida, seja para almoçar ou para comprar os frutos do mar. Uma coisa muito interessante no Mercado de São Pedro é a oportunidade de comprar o que você quiser e preparar lá mesmo.
Quando eu vou ao mercado de São Pedro geralmente acompanhado da minha namorada, costumo comer camarão e tomar aquela cervejinha no segundo andar, onde por sinal tem várias opções de restaurantes e alguns lugares tem até ar condicionado, um ambiente simples e bem a cara do brasileiro é um lugar para ir sem compromisso posterior, por que é impossível sair de lá sem comer muito.

domingo, 17 de abril de 2011

Receita de peixe para a semana santa

Peixe assado no forno
Bom semana santa tá chegando e nós católicos por tradição teremos que comer peixe então, ai vai uma dica deliciosa.


Ingredientes:
2 kg de peixe (linguado, pescada, namorado, robalo ou dourado)
Sal e pimenta do reino a gosto
2 Dentes de alho, alho socado
Caldo de 2 limões
2 xícaras de chá de vinho branco seco
1 cheiro verde, (salsa, coentro, alfavaca, manjerona)
1 folha de louro
4 colheres de sopa de óleo de oliva
Modo de preparo:
Deixe o peixe (inteiro) de molho em todos os ingredientes acima (com exceção do óleo),
durante duas horas. Depois coloque-o em uma assadeiraderrame por cima os temperos em que ficou,
mais o óleo e leve para assar em forno moderado nos primeiros quinze minutos,
banhando de vez em quando com os temperos. Em seguida leve ao forno pré aquecido para dourar.
Sirva com farofa e arroz branco. Batatas também.
Espero que alguém faça!!!!
Bonapetit!!!

Heineken The Entrance

Heineken The Entrance
Bom eu me amarro em Heinekene sempre que dá eu compro uma para beber durante o preparo dos meus pratos. E como uma boa cerveja, não poderia deixar a desejar nos seus comerciais.
Me amarrei nesse comercial ai, muito maneiro!!!

A vida secreta dos ingredientes - Twinkie

 Twinkie

A vida secreta dos ingredientes – Pegue uma embalagem de biscoito em sua cozinha e dê uma lida no rótulo. Você conhece a origem e a função de todos os ingredientes? O jornalista americano Steve Ettlinger também não sabia, mas viajou o mundo para descobrir e relatou tudo no livro Twinkie, Deconstructed (Twinkie, Desconstruído, sem edição brasileira). A ideia surgiu durante um piquenique com a família. Seu filho perguntou o que é o polissorbato 60: “Dá em árvores?” Ettlinger não soube o que responder e decidiu descobrir e compartilhar esse conhecimento com outros consumidores. Foi pesquisar a origem de todos os ingredientes do famoso bolinho recheado Twinkie, vendido há mais de 70 anos nos Estados Unidos. Em alguns casos, a origem está em refinarias de química cuja localização é protegida por leis antiterrorismo. Noutros, nas fazendas de milho e soja do Meio Oeste americano. (Ah, sim: o polissorbato 60 de certa forma dá em árvores. Trata-se de um polímero derivado de milho e óleo vegetal. É um emulsificante: faz com que a água e a gordura se combinem. No caso do Twinkie, sua função é substituir a capacidade estabilizante dos ovos e do leite, que ajudam no crescimento das massas.)
Você continua a comer Twinkies depois de conhecer seus ingredientes?
Não. Estou muito mais interessado em alimentos locais e integrais. É claro que eu já conhecia essas opções. Vivi na França por um tempo e trabalhei como cozinheiro, então eu gosto de comida de verdade. Mas agora definitivamente é algo de que preciso em minha vida. Após escrever o livro, fiquei ainda mais fã dos agricultores locais.
A comida processada é mesmo tão ruim para nós?
Essa pergunta exige uma resposta muito longa. O termo “comida processada” é amplo e pode designar muitos tipos de comida. Qualquer coisa salgada, como o bacalhau, é processada. Qualquer coisa cozida é processada, na verdade. Além disso, nós precisamos de alimentos industrializados para viajar. É por isso que a comida processada tem nos acompanhado por eras. É por isso que as pessoas inventaram o salgamento e a defumação. Isso nos deu maior liberdade de movimentação e é o que nos permitiu chegar ao século 21. No entanto, creio que há um problema quando as pessoas consomem muita comida de conveniência, especialmente salgadinhos e doces, porque elas não fornecem boas calorias, estão repletas de gordura, sódio e açúcar. O consumo desse tipo de “bobagem” deve ser diminuído. Outro ponto problemático é o grande aparato industrial necessário para produzir os ingredientes desse tipo de comida. No livro, eu exploro a origem de todas essas coisas e descubro que a maior parte da comida industrializada é feita com ingredientes que vêm de grandes petroquímicas e fábricas de químicos básicos. Veja só: 14 dos 20 produtos químicos mais usados nos Estados Unidos fazem parte direta ou indiretamente da receita do Twinkie.
Por que isso é ruim?
Primeiro, esses alimentos dependem de produtos químicos vindos do petróleo. A alta do preço do petróleo é um problema, mas não só: um dia, ele vai acabar. Segundo, esses produtos químicos são usados para produzir soja e milho, os principais ingredientes dos alimentos industrializados. De fato, oito dos ingredientes do Twinkie vêm do milho. Terceiro, é um problema depender da soja, que é importada, grande parte dela do Brasil, inclusive. Se esses produtos dependem de insumos que se tornarão mais caros ou mais raros no futuro, isso é um problema. Além disso, esse tipo de produção extensiva tende a degradar o solo. Provavelmente seria melhor para todos se usássemos menos químicos para produzir comida. Nós pagamos subsídios com nossos impostos, especialmente à indústria petroquímica, para fazer herbicidas, pesticidas e fertilizantes, que permitem produzir essa comida e vendê-la com o apoio do governo a preços artificialmente baixos.
No livro, você afirma que diretores e funcionários do setor não quiseram dar declaracões. Por que a indústria alimentícia é avessa à transparência?
Acho que eles tiveram muitos problemas no passado com pessoas apontando quanta ajuda o governo oferece a essa indústria e o quanto a comida produzida é ruim para a saúde, em contrapartida. Eles também sabem que, mesmo incentivando o consumo de novos produtos, como barras de cereais, aparentemente bons para a saúde, na verdade você pode comer castanhas e frutas e ficar bem satisfeito. Comida fresca não dá dinheiro para a indústria alimentícia. Então, a única maneira pela qual eles podem fazer dinheiro é adicionando algo pelo qual se tenha de pagar, como uma embalagem atraente. Veja os flocos de milho. As empresas ganham muito mais vendendo cereais matinais do que vendendo milho. Então, quanto mais nós discutimos e aprendemos sobre isso, pior é para a indústria. Não vale a pena para eles informar o consumidor.
Os governos estão fazendo esforcos no sentido de informar o cidadão sobre a alimentacão?
Esse será um ponto interessante a observar com o nosso novo presidente. Ele está recebendo muita informação de pessoas que, como eu, estão envolvidas em educar o consumidor sobre comida e alimentação saudável. Em particular, pessoas que promovem o consumo de alimentos integrais e produzidos localmente, frutas e vegetais e assim por diante. Há gente pedindo a ele que plante um jardim orgânico no quintal da Casa Branca. Algo assim não aconteceria no governo Bush nem aconteceu em outros governos. Nixon e Reagan fizeram tudo o que puderam para dar apoio através de leis e dinheiro a grandes companhias de processamento de milho e soja. Essas companhias, por sua vez, encorajaram os agricultores a plantar apenas um ou dois tipos de grão em fazendas enormes. No passado, as fazendas produziam diversos tipos de vegetais e frutas. Alguns agricultores estão voltando a fazê-lo. É nesse sentido que Barack Obama ajudará a mudar o envolvimento do governo americano na agricultura. Por sinal, temos um ministro da agricultura, mas há um movimento para mudar o título da pasta para Ministro da Alimentação e Agricultura. Acho que essa é uma grande ideia.
Qual foi a reacão de seus filhos quando você explicou a eles de onde vem o polissorbato 60?
Na verdade, eles nunca gostaram de Twinkie. Em todo caso, eles não ficaram nada animados com os processos industriais envolvidos. (risos) Acho que, sem ter de treinar muito, eles sempre vão preferir comer uma maçã ou um iogurte no lugar de uma bobagem dessas.

* Texto publicado no Vida Simples, Abril.com

Sugestão para acompanhar uma boa carne no domingo.

Todo Domingo é dia de fazer aquele almoço com a família, dia de comer aquela macarronada aquele rosbife hummmm... Então para acompanhar esses sabores nada melhor que um bom vinho tinto, para quem pode é claro.A minha sugestão de de hoje é o vinho Maracus James Tannat 2008 reserva especial, esse vinho é caracterizado por sua potente estrutura e persistência complexa, combinando assim com carnes, grelhados, massas e molhos bem condimentados.
A reunião familiar a mesa é algo muito importante e com ela temos a oportunidade de estar perto de todos que amamos para uma reunião dessas, nada melhor que uma bebida saborosa e elegante como o vinho.

Essa foi minha dica de hoje, Bonapetit!!!